21 de abr. de 2009

CIÊNCIA POLÍTICA - GESTÃO EMPRESARIAL FACE

Link destinado a postagem dos alunos de Gestão Empresarial da FACE Santo Antonio de Jesus. Favor comentar abaixo com o título do capitulo lido. Sucesso a todos!!!



105 comentários:

  1. Conceito de Ciência

    Ciência Política é o estudo da política; dos seus sistemas, suas organizações e de seus processos.

    Antonio França

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  2. Conceito de Ciência

    Ciência Política é o estudo da política; de seus sistemas, suas organizações e de seus processos.

    Antonio França
    Dia 21/04/2009
    Hora: 22:37

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  3. França favor citar a fonte para não parecer que é seu.

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  4. Antonia Oliveira22 abril, 2009 12:46

    A sociedade e o estado

    O autor tenta mostrar no texto a diferença entre sociedade e estado através das definições de vários filósofos e demais autores.
    As teorias contidas no texto diferem-se entre si, mas, se comungam em definir que existe uma sociedade e dentro dela há comunidades e existe ainda um estado mas não demonstra quem age ativamente sobre o outro.

    Fonte: Ciência Política. BONAUIDES, Paulo.

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  5. Roselian Matos22 abril, 2009 13:42

    O sistema representativo e as doutrinas políticas da representação,nesse sistema houve uma redução na posição doutrinária na expressão a um juízo de valor,com propósito de alcançar a clareza na matéria.
    A doutrina da “duplicidade” França e Inglaterra, implantou uma organização liberal da sociedade, nela os representantes exercia em nome da nação ou do povo, e podiam exprimir suas idéias,a duplicidade foi o ponto de partida para o moderno sistema representativo.
    Fonte: BONAUIDES,Paulo; Ciências Políticas.

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  6. ednaldo frança de jesus22 abril, 2009 16:18

    sistema bipartidario

    o sistema bipartidário foi um dos principais partido,mais bem organizado, e com idealista admirado por varios orgãos.

    sistema multipartidário

    considear-se compromisso com o sistema interno e externo,tornando-se um partido muito forte diante dos outros

    ednaldo frança de jesus

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  7. O sistema majoritário de representação


    É o mais antigo e, nesse sistema o território eleitoral é dividido em várias circrunscrições eleitorais em número equivalente ao de mandatos a serem preenchidos. Nele a eleição poderá ser decidida em um só turno, se um dos candidatos obtiver a maior parte dos votos e, caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos, será decidia em segundo turno.

    Valdenice Porto
    20:40h

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  8. As vantagens do sistema majoritário

    Por ser um sistema simples, apresenta uma série de vantagens: aproxima o candidato do eleitor, tornado-o fiel, gera um governo estável favorece a democracia, faz com que o processo eleitoral tenha um caráter não só competitivo, mas também, educacional

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  9. Os incovenientes do ssitema majoritário

    Como nesse sistema não tem lugar para pequenos partidos, a meu ver a grande desvantagem é o sentimento de decpção e frustação do eleitorado que, dificilmente terão a chance de ter um representante no poder. E dessa forma, ficam indierentes ao que acontece no governo.

    Valdenice Porto
    20:54

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  10. O sistema de representação proporcional

    Na minha opinião esse sistema é o mais justo, pois nele até a minoria tem direito de ter um representante no legislativo, onde todos os votos têm importância e onde todas as opiniões são válidas.

    Valdenice Porto
    20:59h

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  11. Conceito de Ciência Política

    Ciência Política é o o estudo da política; de seus sistemas, suas organizações e de seus processos, sendo ela a teoria e prática da política.
    Fonte: Wikipédia

    Antonio França
    21:13h

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  12. O Estado Federal

    O Estado Federal é uma organização formada sob a base de uma repartição de competências entre o governo nacional e os governos Estaduais.Os vários Estados Federado possuem autonomia definida e protegida pela constituição Federal, mas apenas o Estado Federal é considerado soberano tem autoridade suprema, sem restrição.

    Mary cleide
    21 Abril 2009 - 11:45

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  13. Efeitos positivos da representação proporcional

    Ao contrário do que acontece no sistema majoritário, em que novos partidos não são bem-
    vindos e a minoria não têm vez, o sistema proporcional tem como ponto positivo a inclusão de todos, favorecendo e estimulando o surgimento de novos partidos.

    Valdenice Porto
    21:23h

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  14. O AUTOR TENTA MOSTRAR AS DIVERSAS OPINIÕES EM RELAÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA.MAIS NO ENTANTO A POLÍTICA VEM PARA TORNA O PAÍS OU ESTADO DEMOCRÂTICO,MESMO SE MOSTRANDO COM UM PODER INABALAVÉL PERENTE OS POBRES.TODOS OS GOVERNANTES POLÍTICOS SENTE-SE INSEGURO NA HORA DE UMA ELEIÇÃO.
    Eliane Amaral.

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  15. Efeitos negativos da representação proporcional

    Por causa da multiplicidade de partidos, nesse sistema os governos tendem-se a torem-se instáveis e frágeis. Além do mais, tem uma tendência a dar importância exagerada a pequenos partidos, que por sua vez, são oportunistas. Conta também como ponto negativo, a técnica de contagem de votos, qe parece ser muito simples, mas na verdade não é.

    Valdenice Porto
    21:44h

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  16. O Estado Federal frente aos Estados-Membros

    O Estado-Membro está subordinado ao Eestado Federal. Quer dizer, a existência e a organização do estado-membro estão sujeitas ás normas da constituição do Estado Federal.

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  17. FEDERAÇÃO E CONFEDERAÇÃO

    Confederação de Estados - união permanente e contratual de Estados independentes, cujo objetivo principal é defender seu território e assegurar a paz interior.

    Federação ou Estado Federal - é um Estado formado pela união de vários Estados, que perdem a soberania em favor da união federal, a qual aparece assim no Direito Internacional como um Estado simples.

    Mary Cleide 22/04/09

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  18. Naturalistas versus Idealistas

    Há uma dualidade entre naturalistas e idealistas. Os naturalistas vão à procura de teorias e leis para os fenômenos, ao contrário dos idealistas que tomam um fato como realidade, impondo valores e verdades.

    Antonio França
    23:29h

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  19. Prisma filosófico

    De acordo com a filosofia, Ciência Política tem por objetivo estudar de forma teórica e também prática os acontecimentos nas instituições, com base no passado, no presente e atento às futuras possibilidades.

    Antonio França
    23:42h

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  20. Prisma sociológico

    Já para a sociologia o objeto de estudo da Ciência Política é o Estado.

    Antonio França
    00:06h

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  21. Prisma Jurídico

    Na visão jurídica a Ciência Política é reduzida a Direito Político, formando um conjunto de normas

    Antonio França
    00:13h

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  22. Tendências comtemporâneas para o tridimensionalismo

    Os prismas citados acima cedem lugar a uma análise tridimensional, que vai de modo que nos permitirá ter uma visão ampla e unificada da Ciência Política.

    Antonio França
    00:20h

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  23. Fernanda Oliveira
    O estado unitário não é constituido de estados menbros, ele é um estado só, onde centraliza o poder político e adiministrativo que se estende por todo o território nacional.

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  24. ASOBERANIA
    Do ponto de vista historico e atual a soberania continua sendo uma ostentação do poder.Antigamente os reis detinham todo o poder sobre a nação,segundo eles para executar a vontade de Deus.Nos dias atuais manda quem tem mais dinheiro para comprar o poder e ser soberano. Flaviana

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  25. Problemas da representação proporcional

    No sistema de representação proporcional são utilizados dois tipos de sistemas: o de quoeficente eleitoral e o de quoeficiente fixo, muito embora haja uma difilcudade em determinar o número exato de candidatos eleitos, pois, por esse sistema há um problema de sobras eleitorais.

    Valdenice Porto
    21:00h

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  26. O problema das sobras eleitorais e os métodos empregados para resolvê-lo

    As sobas nada mais são que os votos restantes que não atingiram o quoeficiente necessário para eleger um representante e, seja em qualquer um dos sistemas adotados, esse problema de sobras irá existir. E, como nenhum voto pode ser desprezado, cabe-nos encontrar a solução. Essa solução é feita pela tranferência dos votos para o que eles chamam de plano nacional ou de plano local, distribuindo-o de forma proporcional ente os partidos.

    Valdenice Porto
    21:07h

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  27. O problema da eleição dos candidatos nas listas partidárias

    No sistema proporcional há a votação de lista, onde os partido dispõem os candidatos em uma lista que será submetida á apreciação dos eleitores. O grande problema é que os eleitores são obrigados a votar nos candidatos constantes desta lista partidária. Além do mais, não fica muito claroa questão sobre qual candidato será eleito: se o mais votado ou o que encabeça essa lista.

    Valdenice Porto
    21:13h

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  28. As cláusulas de bloqueio

    As cláusulas servem para vetar o ingresso no legislativo, de uma infinidade de partidos, provinientes da abertura dada pela representação proporcional.

    Valdenice Porto
    21:15h

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  29. O sistema eleitoral brasileiro

    Nosso sistema eleitoral reconhece as duas modalidades de representação. Sendo que, na eleição pra presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, prevalece a representação majoritária. Já na representação proporcional é válida para eleger os ocupantes das Câmaras dos Deputados e Municipais e Assembléias legislativas.

    Valdenice Porto
    21:25

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  30. Francisco, meu primeiro topico ficou lá nas postagens antigas. Vê lá, ta?

    Valdenice Porto

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  31. A supremacia júridica do Estado Federal sobre os Estados Federados

    A supremacia do poder federal é estabelecida de forma indireta, pois a Constituição brasileira, embora mantenha a equivalência formal entre União e Estados-Membros, a distribuição de competências demonstra de forma incontestável a supremacia do poder federal.

    Mary Cleide

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  32. A Crise do federalismo: ocaso ou transformação da ordem federativa e sua repercussão no Brasil

    As dimensões da crise levaram ao fortalecimento da União que progressivamente foi absorvendo competências estaduais e, principalmente, interferindo nas relações sociais e nas regras do mercado.

    Mary Cleide

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  33. Ednaldo França de Jesus23 abril, 2009 20:21

    Ednaldo França de Jesus

    3. Partido unico

    O Partido Unico demostra a sua participação na dependencia nacional,fazendo que alguns paises reevese seu carater democratico.

    4. A Teoria marxista do partido politico

    dasce entender que maxismo tem a continuidade de sustemtabilizar de varios partidos,com sua conservação.

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  34. Os Estados-membros como unidades constitutivas do sistema federativo

    Os Estados-Membros devem estar representados a participar das decisões federais. Em geral, esta representação se faz pelo bicameralismo federal, em que a segunda câmara representa todos os entes federados, de forma mais ou menos igualitária.

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  35. Roselian Matos24 abril, 2009 05:20

    A Revolução Francesa consolida a doutrina da "duplicidade"
    Com essa revolução ocorre a absoluta independência política do representante capacitado a querer em nome da nação e acaba o compromisso com os colégios eleitorais.
    Fonte:BONAUIDES,Paulo;Ciências Políticas.

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  36. Roselian Matos24 abril, 2009 05:26

    4. Apogeu na aplicação constitucional da doutrina da "duplicidade".

    Para algumas classes sociais, esse sistema representativo afina com a ordem política aristocrática, seu teor ressalta a sabor platônico e Socrático que mandam entregar o governo aos mais capazes e dotados de mais luzes no discernir o verdadeiro bem comum.

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  37. A Nação

    Vários autores conceituam nação de maneiras diferentes

    Hauriou define nação como “um grupo humano”
    Aldo Bozze refere-se a um “derivado da comunhão de tradição”
    A tese racista tem sido contestada por cientistas e sociólogos, que entendem não haver raça capaz de definir nenhum povo e nação.

    Dileide lobo

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  38. A nacão
    O erro de tornar insuladamente alguns elementos formadores do conceito de nação, raça, religião e língua.

    Hitler quis funda todo o seu ideal nacional e resumir o conceito de nação e nacionalidade em bases “éticas” na raça pura alemã.
    Já Ernesto Renan, faz a seguinte observação “já não há religião de estado, pode-se ser francês, inglês e alemão, etc.”.

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  39. O conceito voluntáristico de nação

    Este conceito resulta da convergência dos fatores morais, culturais e psicológicos frisados sistematicamente por Mancine e Ernesto Renan.

    O conceito naturalístico de nação
    NACAO
    Está influenciado pelas concepções racistas, na Alemanha formou-se um conceito de nação que o país sofreu grandes conseqüências. Na verdade consistiu numa deformação patologia da concepção de nação como grupo fechado; produzido a modalidade mais insanas de nacionalismo.
    DILEIDE LOBO

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  40. Passos notável das obras de Renart fixando o conceito de nação

    A nação não se compõem apenas da população.
    Segundo Ernesto a nação representa, na imortal conferencia da Sorbonne, de 1882 “uma alma, um espírito, uma família espiritual..

    Os aspectos históricos, étnicos, psicológicos e sociológicos denominam o conceito de nação. Que reveste-se do teor político.

    DILEIDE LOBO

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  41. O grupo nacional busca seu coroamento no principio da auto determinação, organizando-se sob a forma de ordenamento estatal, e o Estado se converte segundo sua “personificação jurídica”.

    DILEIDE LOBO

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  42. Da natureza do mandato

    Quanto á sua natureza o mandato pode ser de duas formas: o mandato representativo e o mandato imperativo, podendo variar de um a outro de acordo com a ordem política.

    Valdenice Porto
    19:49

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  43. O mandato representativo

    No mandato representativo a nação expressa suas vontades aravés de representantes.

    Valdenice Porto
    20:01

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  44. O conceito de poder se resume no ato de representar um interesse comum perante a sociedade.
    Eliane Amaral

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  45. Traços característicos do mandato representativo

    Generalidade- o eleito não representa o território, a população, o eleitorado, nem os partidos políticos;

    Liberdade- o representante pode exercer seu mandato com total autonomia;

    Irrevogabilidade- capacidadde que tem o eleito de exprimir-se livremente, sem o perigo de ser destituído;

    Independência- os atos dos representantes estão à salvo de qualquer ratificação, deduzindo-se que a vontade do eleito é a mesma do eleitorado.

    Valdenice Porto
    20:07

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  46. Mandato imperativo

    O eleito estará sempre submisso ás vontades do eleitorado. Ele funciona como depositário das vontades dos mesmos que, por sua vez, delegou-lhe confiança para tal.

    Valdenice Porto
    20:22

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  47. Forma de Governo e Forma de Estado

    Forma de governo exprime como se dá a relação política entre governantes e governados.

    Forma de estado é modo de exercício do poder político em função do território.

    Mary Cleide

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  48. Classificação de Aristóteles

    Segundo Aristóteles a constituição e governo significam a mesma coisa, e o governo é o poder soberano da cidade, é necessário que esse poder soberano seja exercido por ‘um só’, ‘por poucos’ ou ‘por muitos’

    Mary Cleide

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  49. Monarquia: poder centrado em uma pessoa física.

    Aristocracia: poder onde o Estado é governado por um pequeno grupo de pessoas físicas-

    Democracia : governo de uma maioria

    Mary Cleide

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  50. Ednaldo França27 abril, 2009 19:32

    A Representaç profisional e os partidos politicas

    Com a auteração de partido politico para a representação proficional,tem ficado no poder de pessoas que não tem os valores para assumir e está frente desse orgão.

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  51. O governo Misto

    O governo misto deixa de ser um mero mecanismo institucional para tornar-se o reflexo de uma sociedade determinada, é a solução política de um problema,o conflito de interesses oposto, que surgem na sociedade civil.

    Mary Cleide

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  52. Ednaldo frança de jesus27 abril, 2009 20:08

    O Partido politico na Ingalterra

    Por causa da divisão politica entre,Tories e whigs, fez com que se tornace uma crise em varios setores tendo de fato a divisão da iglaterra.mas deu para perceber que, tem como seu forte o partidopor, isso que a cada dia mostra superioridade

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  53. Classificaçaão de Maquiavel

    Todos os estados que existem e já existiram são e foram sempre repúblicas ou monarquias
    As formas de governo passam de três a duas: principados e republicas.
    O principado corresponde ao reino
    A republica, tanto à aristocracia como a democracia.

    Mary Cleide

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  54. Roselian Matos28 abril, 2009 06:05

    5. Declinio da "duplicidade" no século xx

    Em junho 1789, a Assembléia constituinte da revolução declara sua averssão ao mandato imperativo. E daí surgem vários pedidos de proibição e anulação deste mandato.

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  55. Roselian Matos28 abril, 2009 06:15

    6. A crítica de Rousseau ao sistema representativo

    Para Rousseau nunca se pode dizer "O que o homem quiser amanhã, eu também hei de querer".

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  56. Roselian Matos28 abril, 2009 06:37

    7. A doutrina da identidade:governantes e governados, uma só vontade

    Esta doutrina consiste em estabelecer a identidade e suprema harmonia da vontade dos governantes com a vontade dos governados

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  57. Roselian Matos28 abril, 2009 06:55

    8. A doutrina da identidade supõe o pluralismo da sociedade de grupos

    Rousseau afirma que a soberania está para o cidadão assim como dez mil para um e que admita essa proporção.

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  58. Roselian Matos28 abril, 2009 07:33

    9. O princípio democrático da identidade é uma nova ilusão do sistema representativo

    Toda análise do sistema representativo afastada dos aspectos históricos e sociológicos que acompanham a mudança das instituições nos parlamentos.

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  59. Roselian Matos28 abril, 2009 07:39

    10. Na dinâmica dos grupos e das categorias intermediárias se acha a nova realidade do princípio representativo

    Esses gupos agem de modo decisivo na feição dos governos e no comportamento dos governantes para que aja um bom entendimento do sistema representativo

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  60. O Estado sempre foi portador da vontade suprema e soberana e sempre soube usufruir de todo seu privilégio monopolizador.
    Na luta pelo poder são criados centros militantes concorrentes de poder,que atuam paralelamente a este diminuindo-lhe a autoridade e supremacia.Nessa luta pelo poder surgem grupos como:orgãos sindicais,ideologias e muitos outos.

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  61. A Separação de Poderes
    Refletindo sobre o abuso do poder real Montesquieu conclui que "só o poder freia o poder", no chamado "Sistema de freios e Contrapesos",daí a necessidade de cada poder manter-se auônomo e constituido por pessoas e grupos diferentes.

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  62. OS TRÊS PODERES
    Executivo-executa as ações, administra a nação, cumpre as leis e age para que elas sejam cumpridas.
    Legislativo-analisa as propostas e elabora as leis que irão reger a nação.
    Judiciario-tem o poder de julgar e aplicar as leis elaboradas pelo legislativo exercidas pelos executivos.

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  63. Roselian Matos28 abril, 2009 11:36

    11. A decomposição da vontade popular determinoua crise do sistema representativo:do princípio da representação profissional aos grupos de pressão no Estado contemporâneo

    Ocorreu três fases consecutivas, devido a decomposição da vontade popular em vontade de grupos.

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  64. Roselian Matos28 abril, 2009 11:45

    12. Uma nova teoria da representação política, de fundamento marxista: a representação como simples relação entre governantes e governados (Sobolewsky)

    Sobolewsky em sua tese sociológica diz que a noção de representação tem por objetivo básico determinar o caráter das relações que ocorrem entre governantes e governados.

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  65. Roselian Matos28 abril, 2009 11:50

    O Sufrágio

    Quando visto como democracia semidireta, diz-se que houve votação,(povo vota sem eleger) quando democracia indireta, há eleição,(povo vota para eleger).

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  66. Roselian Matos28 abril, 2009 12:14

    2. É o sufrágio direito ou função?

    Não é a vontade autônoma do eleitor que intervém na eleição, mas a vontade soberana da nação.

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  67. Roselian Matos28 abril, 2009 12:25

    3. Sufrágio como "direito de função" (doutrina italiana)

    Como função, o sufrágio é de natureza eminentemente púplica e não propriedade estatal.

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  68. O Estado federal
    O Estado Federal é aquele que se divide em províncias politicamente autônomas, possuindo duas fontes paralelas de direito público, uma nacional e outra provincial.

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  69. uniões de estado
    Quando dois ou mais Estados se unem, as relações daí decorrentes se processam ora em termos de dependência e desigualdade, ora de paridade e independência.

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  70. Uniões simples e Uniões institucionais
    Uniões simples não dão origem a uma comunidade de Estados, mas implicam apenas ação coordenada de vários Estados para a obtenção de fins comuns.
    Uniões institucionais produzem verdadeiras Uniões de Estado em sua acepção própria.

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  71. UNIÃO REAL
    Este Estado nasce da União material, real, normalmente alicerçada em pacto de natureza política, entre dois Estados até então soberanos, os quais se reúnem numa quase unidade, mantendo cada qual sua autonomia, sua personalidade de direito interno, mas surgindo no cenário internacional como uma só pessoa jurídica de direito público.

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  72. A União pessoal
    Dá-se a União pessoal quando, acidental e involuntariamente, as leis de sucessão da coroa fazem por coincidência que um só príncipe ocupe dois tronos, tornando-se assim o titular comum do poder em Estados que se conservam independentes.

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  73. Estado Protetorado
    São aqueles que, embora tenham soberania, se colocam sob proteção ou assistência de outro Estado, sujeitando sua soberania à deste Estado, ficando assim, com soberania relativa. 

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  74. Confederação
    Forma de Estado composto, que resulta de um contrato ou tratado -tem origem eminentemente política-.

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  75. SEPARAÇÃO DE PODERES
    Um dos princípios fundamentais da democracia moderna é o da separação de poderes. A idéia da separação de poderes serve para evitar a concentração absoluta de poder nas mão do soberano.
    Importante lembrar que os poderes que reúnem órgãos são autônomos e não soberanos ou independentes.

    Mary Cleide

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  76.  Controvérsia em torno do Conceito de revolução

    A palavra revolução esta sob visões deferentes, impostas por sociólogos, historiadores, políticos, filósofos entre outros. Dentre os conceitos da revolução como idéia de progresso e a aperfeiçoamento da sociedade humana. Onde o pensamento revolucionário é contrario ao conservador.

    Dinéia Lobo dos Santos

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  77. Roselian Matos29 abril, 2009 12:36

    4. O sufrágio restrito

    Restringi-se o sufrágio, pois mais depressa a sociedade chega àquele resultado: o governo dos melhores.

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  78. Roselian Matos29 abril, 2009 12:40

    5. O sufrágio universal

    Define-se como aquele em que a faculdade de participação não fica adstrita às condições de riqueza, instrução, nascimento, raça e sexo.

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  79. Roselian Matos29 abril, 2009 12:55

    6. Restrições ao sufrágio universal

    * Nacionalidade
    * Residência
    * Sexo
    * Idade
    * Capacidade física ou mental
    * Grau de instrução
    * A indignidade
    * O serviço militar
    * O alistamento

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  80. Roselian Matos29 abril, 2009 13:05

    7. A propagação do sufrágio universal

    Nos Estados Unidos duas emendas constitucionais foram decisivas para a consagração definitiva universal.

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  81. Ednaldo França29 abril, 2009 20:09

    O Partido politico nos Eastados Unidos

    Diante da força politica o Estados Unidos tem duas potencia em termos de partidos politicos.o Democratas e Repulblicanos.tendo uma organização que é modelo de politica que busca a cada eleiçao a superioridade.

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  82. Ednaldo França29 abril, 2009 20:36

    O Partido Politico no Brasil
    1.A escacez de estudo sobre o partido no Brasil

    O Brasil no Imperio e na Republica,os politicos na sua constituição trabalhava sempre em atrair seus interesses proprio,não tendo atutude e comprometimento com as organizações.

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  83. Roselian Matos30 abril, 2009 04:28

    O sufrágio público e sufrágio secreto

    O sufrágio público é um instrumento de coação econômica, aparelho de superioridade de classe, e o sufrágio secreto é necessário para que o eleitor não sofra pressões políticas caso seu voto fosse descoberto.

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  84. Roselian Matos30 abril, 2009 04:33

    9. Sufrágio igual e sufrágio plural

    sufrágio igual é a igualdade de direito na participação eleitoral, enquanto que o sufrágio plural é quando o eleitor pode votar mais de uma vez nos colégios eleitorais.

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  85. Roselian Matos30 abril, 2009 04:38

    10. Modalidades de sufrágio plural

    * O sufrágio múltiplo
    * O sufrágio familiar

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  86. Roselian Matos30 abril, 2009 04:44

    11. Sufrágio direto e sufrágio indireto

    O sufrágio é direto quando os elitores fazem sem intermediérios a designação de representantes e é indireto quando recae a escola sobre intermediários.

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  87. Roselian Matos30 abril, 2009 05:17

    12. A participação do analfabeto

    Ela é obrigatória, porém muitas vezes seu voto deixa de ser secreto.

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  88. Eliane Amaral01 maio, 2009 12:54

    O PODER DO ESTADO
    Quando o PODER está apoiando a força e sendo imposto a comunidade a qual não reage é um PODER DE FATO, mas se o poder está apoidando a competência e esse pode ser concendido ao invéz de ser concordado pelos que estão sendo governados será o PODER de DIREITO.

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  89. A Ciência Política e o Direito Constitucional
    NA França,no seculo xx,a ciência política estava quase toda contida no direito,mormente no Direito Constitucional.
    ADRIANA OLIVEIRA

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  90. A Ciência Política e a Economia
    Segundo Bardeau "quanto menos desenvolvida a sociedade,quanto mais grave seu atraso economico,mais intáveis e oscilantes as intituições econômicas".ADRIANA

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  91. A Ciência Política e a História
    Burdeau assevera que a ciência política e a história estão unidas por laços de consanguinidade e que constituem uma única ciência.
    ADRIANA

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  92. O Principe,Nicolau Maquiavél

    Para Maquiavél a base de todo o poder são boas leis e bons soldados sendo a força o fator principal que assegura a manutenção do Estado,o que garante ao principe estabilidade.ADRIANA

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  93. O Principe,Nicolau Maquiavel
    Maquiavel afirmava que o Estado eram na realidade todos os governos que tiveram autoridade sobre os homens,sendo ou não Republicas ou Principados.ADRIANA

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  94. CONCEITO HISTORICO CULTURAL
    Em relação a revolução: exprime essencialmente a interrupção de um período cultural e o inicio de um novo desenvolvimento.
    CONCEITO JURIDICO
    A revolução é essencialmente a quebra do principio da legalidade.
    CONCEITO POLÍTICO
    O conceito político e o conceito jurídico estão em profunda conectividade em relação ao fenômeno revolucionário. Modificação violenta dos fundamentos jurídicos de uma estada mudança ilegal da constituição.

    Dinéia lobo

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  95. PARLAMENTARISMO
    1.Regime político em que o gabinete, constituídos pelos ministros de Estado, é responsável perante o parlamento, que através dele governa a nação.
    2.Regime político em que os ministros de Estado são responsáveis, perante um parlamento pelo governo. (Cita: Saconni/Aurélio)

    Josenildo

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  96. FORMAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA PARLAMENTAR:O GOVERNO REPRESENTATIVO E A MONARQUIA LIMITADA COMO PONTO DE PARTIDA
    Surgiu na Inglaterra por volta de 1688 após a revolução, o Parlamento inglês que, até então, lutava pela formação do governo representativo, adquiri sentimento de força, toma consciência de seu prestígio, apresenta-se resolutamente como o poder nacional diante do rei, passa a discutir os assuntos de governo, faz do imposto o grande instrumento de sujeição do poder, sustenta nas afamadas petições do século XVII OS princípios básicos de garantia das liberdades, direitos e franquias já auferidas pelas camadas mais ponderáveis do povo inglês.

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  97. PARLAMENTARISMO DUALISTA(MONÁRQUICO-ARISTOCRÁTICO) OU PARLAMENTARISMO CLÁSSICO
    Regime praticamente semelhante ao regime demócrático de hoje,porém, havia igualdade entre o Executivo e Legislativo que embora representado por uma chefia maior, como o Presidente da República, elevado a esse ponto por eleição direta ou indireta, existiam os Chefes de estado e os ministros que elaboravam as leis. Existiam ainda, um gabinete, que desempenha papel intermediário entre o Chefe de estado e o Parlamento e um Ministério que permitia a ação recípocra no funcionamento do Executivo e Legislativo.

    Josenildo

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  98. PARLAMENTARISMO MONISTA(DEMOCRÁTICO), CARACTERÍSTICO DO SÉCULO XX
    No Parlamentarismo Monista, houve uma fusão entre o poder executivo e o legislativo. Houve o afastamento do chefe tradicional do poder executivo, rei ou Presidente da Républica, de qualquer participação efetiva do governo ficando sua missão essencial circunscrita apenas ao papel de Chefe de Estado, e a entrega da autoridade soberana a um único poder: o gabinete.

    Josenildo

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  99. DO GOVERNO PARLAMENTAR AO GOVERNO DE ASSEMBLEIA(GOVERNO CONVENCIONAL)
    O governo de assembleia foi o regime que surgiu na França introduzido pe Constituição montanhesa de 24 de junho de 1793, igualmente renovado nas assembleias constituintes francesas de 1848 e 1871, e ainda hoje adotado pela organização política da Confederação suíça, cujo executivo, o Conselho Federal, deriva-se da Assembleia Federal, que o elege e exerce sobre suas medidas um primado incontestável.

    Josenildo

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  100. CRISE E TRANSFORMAÇÕES DO PARLAMENTARISMO: AS TENDÊNCIAS "RACIONALIZADORAS" CONTEMPORÂNEAS
    O regime parlamentar foi muito importante para os franceses porque evoca o apogeu das liberdades individuais, traz reminiscência dos grande duelos da palavra política na defesa das instituições, marca o triunfo do regime representativo sobre o poder absoluto das coroas reacionárias, representa valioso freio a onipotência da vontade popular, aparece como instrumento de uma democracia moderada , capaz de resistir ao arrebatamento das assembleias, principalmente quando estas em 1973, na França, tomaram o poder e o exerceram mediante autêntica ditadura legislativa. No Brasil, o Parlamentarismo iniciou-se por volta de 1847 a 1889, da Maioridade a Proclamação da república.

    Josenildo

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  101. OS PARTIDOS POLÍTICOS
    O Partido político é "um corpo de pessoas unidas para promover, mediante esforço conjunto, o interesse nacional, com base em algum princípio especial, ao redor do qual todos se acham de acordo. (Burke 1770)
    "Os partidos, não impotra os meios que empreguem para afiliação de sua clientela, são na essência mais íntima, organizações criada de maneira voluntária, que partem de uma propraganda livre e que necessariamente se renova, em contraste com todas as entidades firmemente delimitadas por lei ou contrato. (Max Weber)

    Josenildo

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  102. A IMPUGNAÇÃO DOUTRINÁRIA DOS PARTIDOS PÓLITICOS
    Os partidos políticos funciona como uma espécie de fanatismo para cometer açoes infames, onde cada um por si, tenta tirar proveito da ocasião para ferir a honra do homem.

    Josenildo

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  103. PARTIDOS E FACÇÕES
    Quando os dois conceitos se empregam de maneira distinta, o partido é o lado positivo, a facção o lado negativo da participação política organizada. A facção não somente desserve a sociedade, como os seus fins são egoísticos e não políticos; o interesse privado ocupa ali o lugar do interesse público.Das facções, disse Lieber, que elas existem debaixo de todas as formas de governo, ao passo que os partidos são característicos dos governos livres. Enquanto o partido busca a tomada do poder para ocontrole do governo; a facção busca o domínio da máquina partidária, tendo em vista submetê-la à sua política e ao seus interesses.

    Josenildo

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  104. O ELOGIO DO PARTIDO POLÍTICO E A COMPREENSÃO DE SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTADO MODERNO
    os partidos político que até então, não eram bem vistos, hohe entende-se o contrário: a democracia é impossivel sem os partido políticos. Para Bagehot a organização partidária "é o princípio vital do governo representativo"

    Josenildo

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  105. ENCERRADOS OS COMENTÁRIOS PARA TURMA DE GESTÃO 01/2008.1

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