16 de mar. de 2009

Penalizando a Competência - PEDAGOGIA SAJ

O PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal, é plano de liberação de recursos para as escolas que estão com o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - baixo e não atingiram suas metas. Deve ser planejado pela Escola com a comunidade. O detalhe é que quando a escola atinge o indicador de desempenho ela é penalizada com o corte do recurso. Alias como a maioria das políticas públicas brasileiras, premiam o incompetente e penaliza quem trabalha. Acredito que poderíamos pensar em estímulos ao bom trabalho dos gestores escolares com incentivos e gratificações as unidades escolares que superarem seus resultados. Francisco Queiroz.

Turma de Pedagogia fazer análise da afirmativa.

70 comentários:

  1. Ressaltamos que PDE e outros programas educacionais deveriam continuar liberando verbas para que estas escolas melhorassem a qualidade de ensino e ampliação da equidade do sistema educacional brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal faz parte de uma política pública brasileira que está entre os patamares de propostas do Governo que existem, mas não atendem a realidade das escolas públicas. Pois, se as escolas não atingem suas metas e o IBEB desejado, então, o PDE libera recursos para superar os problemas, no entanto, ao atingir o índice planejado a verba é cortada. Nesse contexto, não há a valorização, investimentos e assistência contínua do Governo Federal a essas escolas e aos profissionais que nelas trabalham. É preciso refletir sobre essas ideologias governamentais, pois, é incoerente umas das metas do Governo Federal ser em ter uma educação de qualidade, se na verdade só investem quando as escolas fracassam.
    “A ideologia é ilusão, isto é, abstração e inversão da realidade, ela permanece sempre no plano imediato do aparecer social (...) A aparência social não é algo falso e errado, mas é o modo como o processo social aparece para a consciência direta dos homens”. (Marilena Chauí)

    ResponderExcluir
  3. Josélia tutora (curso de Pedagogia 2008.1)Neisiane,Maria do Rosário, Maria Conceição,Mircea
    O Plano de Desenvolvimento da Escola,quando de fato construido de forma participativa e democrática, pode construir-se em um instrumento que possibilite á comunidade escolar "assumir as rédeas" do destino da escola, definir suas metas, missões e princípios, enfim, decidir que a escola se deseja.
    O PDE deve ser composto por duas partes:
    Visão estratégica-são os valores a visão de futuro ou o perfil de sucesso ideal para alcançar no futuro a missão e os objetivos estratégicos da escola.
    O plano de suporte estratégico-através dos objetivos a escola determina o conjunto de estratégias, metas e plano de ação que transformarão a visão estratégica em realidade

    ResponderExcluir
  4. Tânia MAria Sales Andrade (Pedagogia 2008.1)

    O IDEB dá algumas indicações sobre qualidade, mas ele não mostra claramente o que precisa ser melhorado. O acompanhamento de seus efeitos, que é a necessidade de melhorar, urgentemente, a qualidade da educação brasileira é fundamental para o aperfeiçoamento e progresso do ensino.
    Mecanismos devem ser criados para premiação daqueles que atingirem as metas. Ao alcançar essas metas de desempenho e melhoria, ao invés do corte do recurso o PDE deveria estimular e Instituição de Ensino com apenas uma redução e não suspensão do recurso.

    ResponderExcluir
  5. Sônia Ramacciotti, Pedagogia, turma 1.2004.2

    Infelizmente nós brasileiros vivemos numa sociedade contraditória.
    Os nossos governantes deveriam incentivar cada vez mais a educação. Como é que pode, tirar os recursos financeiros das instituições educacionais que conse- guem alcançar as suas metas? Gente isso não deveria acontecer, é uma incongruência!!! Na verdade, é para
    continuar o incentivo com todas as escolas, estando
    elas de altas ou baixas metas. O objetivo e elevar o
    nível da educação brasileira e sustentá-la, é assim que nós educadores pensamos.
    O governo federal é demagodo e está deixando o nosso PAÍS órfão de pai e mãe no setor educaçional...
    Cadê a educação de qualidade de que tanto falam, em?
    Cadê?! "FALA BRASIL"!...

    ResponderExcluir
  6. O PDE é um plano de desenvolvimento ou melhoria da escola. isto significa que o PDE é dinâmico. Embora possa cobrir um período de 3 a 5 anos, deve estar sendo avaliado e modificado anualmente, em função dos resultados obtidos ou de novas metas. A idéia é fazer um plano para melhora a escola, não apenas para tornar a escola mais organizada ou para fazer uma serie de atividades ou introduzir algumas inovações. O PDE só é bom quando tem um conteúdo adequado à realidade da escola e é elaborado e implementado de forma participativa. Daí porque a forma de conduzir a elaboração, a implementação, a avaliação e a revisão do PDE é tão importante quanto os objetivos, metas e aspectos formais.

    ResponderExcluir
  7. O PDE é um plano de desenvolvimento ou melhoria da escola. isto significa que o PDE é dinâmico. Embora possa cobrir um período de 3 a 5 anos, deve estar sendo avaliado e modificado anualmente, em função dos resultados obtidos ou de novas metas. A idéia é fazer um plano para melhora a escola, não apenas para tornar a escola mais organizada ou para fazer uma serie de atividades ou introduzir algumas inovações. O PDE só é bom quando tem um conteúdo adequado à realidade da escola e é elaborado e implementado de forma participativa. Daí porque a forma de conduzir a elaboração, a implementação, a avaliação e a revisão do PDE é tão importante quanto os objetivos, metas e aspectos formais.

    Vanilda Queiroz dos Anjos 2008.1

    ResponderExcluir
  8. O Brasil é um pais que adota planos de desenvolvimento para a educação que viabilizam a quantidade e não a qualidade, talvez este seja um dos motivos para a limitação no sistema educacional. O atual conceito de pilares da educação do PDE possuem algumas curiosidades bizarras. Vejamos: em primeiro lugar, vem a visão sistêmica que abarcará todo um território para promover o desenvolvimento econômico dos grupos empresariais que estão investindo na educação. Resta aos catequizados pela visão sistêmica cumprir fielmente o regime de colaboração pois devem responder ao princípio da responsabilização que cobrará resultados e se espera dos súditos que mobilizem a sociedade para a adesão perpétua desse modelo que determinará o nível de potencialidade do indivíduo. Realmente fantástica e, ao mesmo tempo, perversa a lógica implantada que, em nossa concepção, determina o PDE como um programa a serviço exclusivo dos interesses escusos dos grupos empresariais que continuarão investindo na educação, até porque os enriquece ainda mais. Em quanto isso os gestores ficam como malabaristas carregando o sonho de conquistar uma educação com qualidade e autonomia voltada à formação do cidadão e não para alcançar e cumprir metas.

    ResponderExcluir
  9. O Brasil é um pais que adota planos de desenvolvimento para a educação que viabilizam a quantidade e não a qualidade, talvez este seja um dos motivos para a limitação no sistema educacional. O atual conceito de pilares da educação do PDE possuem algumas curiosidades bizarras. Vejamos: em primeiro lugar, vem a visão sistêmica que abarcará todo um território para promover o desenvolvimento econômico dos grupos empresariais que estão investindo na educação. Resta aos catequizados pela visão sistêmica cumprir fielmente o regime de colaboração pois devem responder ao princípio da responsabilização que cobrará resultados e se espera dos súditos que mobilizem a sociedade para a adesão perpétua desse modelo que determinará o nível de potencialidade do indivíduo. Realmente fantástica e, ao mesmo tempo, perversa a lógica implantada que, em nossa concepção, determina o PDE como um programa a serviço exclusivo dos interesses escusos dos grupos empresariais que continuarão investindo na educação, até porque os enriquece ainda mais. Em quanto isso os gestores ficam como malabaristas carregando o sonho de conquistar uma educação com qualidade e autonomia voltada à formação do cidadão e não para alcançar e cumprir metas.

    MARILUSE CURSO DE PEDAGOGIA 2008.1 DISSE...

    ResponderExcluir
  10. Maridalva B. calmon e Marilene Coelho

    Para que as escolas estejam sempre alcançando os seus objetivos, e que possam está melhorando o desenvolvimento de seus alunos é preciso de estímulos e gratificações, e não de corte. Sendo assim colocando nas escolas gestores com competência e habilidade para que juntos com a escola e comunidade possam atingir o indici de desenvolvimento da educação com qualidade, com mais recursos.
    Porque juntos só assim a qualidade da educação terá resultados favoráveis e não com penalidades.

    ResponderExcluir
  11. Na realidade as políticas públicas cultivam, de forma implícita, uma ideologia para manter a sociedade brasileira numa posição de inferioridade. Na medida em que as unidades escolares são contempladas com recursos que possibilitam avanços na qualidade da educação oferecida e no momento que estas instituições atingem suas metas estes recursos são cortados, oportunizando uma regrassão, percebe-se que no auge do fracasso as políticas públicas surgem como salvadora da pátria, deixando a impressão de que a escola está sendo premiada ou recebendo o selo de incompetente. E por que não continuar oportunizando um avanço contínuo?
    Analisando melhor: quem fracassa é premiado e quando progride é penalizado ou o governo federal quer todos os méritos para si.
    Certamente as unidades escolares que são contemplaadas com PDE devem pensar a real finalidade destes recursos. Mas, uma vez premiada, tais recusos precisam ser planejados e aplicados tendo em vista avanços significativos e permanentes para que a escola atinja suas metas com vista na elevação do IDEB.
    E vamos viver a utopia de em breve cada instituição receber o selo de excelência pela educação que oferece, como incentivo a qualidade e não a quantidade.

    ResponderExcluir
  12. Isaura leal - (turma de Pedagogia 2008.1) S.A.J

    Dando concretude ao afeito do direito de cada brasileiro a uma educação de qualidade, é um compromisso do governo acompanhar e colaborar por toda a sociedade.É nessa direção que se torna oportuno o debate em torno de uma lei de responsabilidade educacional, estabelecendo metas e meios estimulando o investimento ma qualidade e não só na quantidade através do PDE. Essas ações devem ser transparentes e verdadeiras através das ações públicas, indicando comportamentos dos gestores, fundamentais para que se alcancem os objetivos de uma educação que atenda aos reais interesses da população, assegurando adequada destinação e aplicação de recursos. O estimulo através de investimentos aos bons resultados e fundamental para a continuidade dessas ações por parte dos gestores, o que não acontece com o PDE, que ao mesmo tempo que libera recursos para que as escolas superarem os problemas, acabam punindo as escolas que atingim suas metas, com o corte de verbas. Desta forma, não há a valorização dos profissionais e de sua competência. É preciso rever essas ações do governo com cautela , pois, é incoerente querer uma educação de qualidade, se na verdade só investem quando as escolas fracassam.

    ResponderExcluir
  13. RosimeireBatista tutora de Meruse e Mariluse.

    Ao iniciar a análise gostaria de resaltar que vivemos em um país fantasiado por ideologias,onde precisamos parar para uma reflexão sobre essas falsas politicas que são tão bem divulgadas.EX situacão da educação Brasileira,sabemos que o PDE libera recursos para solucionar os problemas da educação pública,mas quando solucionados ou seja o índice por eles almejado é alcançado este recurso é interrompido,Não havendo assim uma valorização, uma atenção contínua por parte do governo para com ops profissionais que tanto sonha com uma educação democrática e de qualidade ,e até mesmo com o própio aluno que posta o seu futuro nesta educação.

    ResponderExcluir
  14. Edson Melo dos Santos (Pedagogia 2008.1)

    O PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação, criado pelo atual Governo Federal, é na verdade um Programa que veio para mascarar a realidade da maioria das escolas públicas brasileiras principalmente as das regiões Norte e Nordeste que não conseguem atingir as metas desejadas do IDEB.
    De forma que usam esses recursos para de maneira irresponsável, mudar a qualquer custo a realidade dessas escolas, deixando assim de valorizar os trabalhadores que nelas atuam.
    Pois, práticas como estas podemos dizer que são vistas como farça técnica e fraude política, porque é inaceitável que o Governo Federal utilize-se de Programas para que de maneira farisáica mude os resultados do IDEB, sem se preocupar de que forma estas mudanças estão ocorrendo.

    ResponderExcluir
  15. A implantação da Gestão dos Recurcos Financeiros destinados a escola é uma questão de base política, na qual estão implicados valores e compromissos para com a comunidade escolar.E esses valores são destinados as atribuições da escola como agente admistrativo-financeiro, observando as condições previstas na legislação, bem como,atentando para as prioridades que enfatizem a realidade da escola.
    A realidade do nosso país é bem caótica, principalmente quando se fala em "Educação" que é a base estrutural de qualquer país. Como vimos no comentário do professor: quando uma escola recebe verbas para melhorar de situação e isto acontece, esta verba é cortada.Como é que pode?Onde está o estímulo financeiro para que este sonhado desenvolvimento continue acontecendo?

    ResponderExcluir
  16. Rosilda Sodré tutora de Iolanda Carvalho, Eliana Cardoso, Maria José.

    "Aumentar a qualidade da educação básica pública, enfrentando os problemas de endimento, freqüência e permanência do aluno na escola, a partir da mobilização
    social em torno do “Compromisso Todos pela Educação” consiste no objetivo do Programa de Desenvolvimento da Educação. Mudar a escola passou a ser prioridade dos sistemas educacionais. Essas mudanças devem ser traduzidas em compromissos irrevogáveis da escola com eficiência e a qualidade, com a disposição de se avaliar, de identificar onde se encontram e quais são os principais problemas, quais as estratégias para superar as situações indesejadas e a disposição de prestar contas de sua atuação e de seus resultados."
    Ao analisar a política do PDE passamos a ver os objetivos políticos das mesmas. Estudando os levantamentos estatísticos disponíveis a partir do censo do IBGE de 2000 e dos PNAD’s dos anos seguintes informam que, apesar de melhoras quantitativas modestas dos índices educacionais, o projeto reformista tem sido um fiasco. O Brasil está mais injusto que há vinte anos atrás. A partir dos anos noventa, vieram as políticas sociais focadas que o governo Lula está preservando. Com tudo isso, a desigualdade social brasileira continua entre as mais elevadas do mundo. Vinte anos de democracia burguesa e de alternância no poder municipal, estadual e nacional entre a centro direita e a esquerda reformista, que tiveram oportunidade de aplicar os mais variados projetos educacionais, não trouxeram maior mobilidade social. Segundo os dados do IBGE, os 10% mais ricos da população ainda são donos de 46% do total da renda nacional. Já os 50% mais pobres ficam com apenas 13,3. São muitas as contradições e o que observamos nestas políticas públicas é que tentam compensar o atraso de anos. Mas, sabemos que as mudanças acontecem a passos lentos e certamente o PDE não será a solução para o problema da educação brasileira. Os números do IDEB, que tanto se almeja alcançar, não querem dizer a qualidade significativa para o nosso país, pois quando descortina-se à realidade do sistema de ensino, a essência do programa desvia-se.

    ResponderExcluir
  17. A do PDE na verdade é difundir a ilusão de que se está fazendo um trabalho de desenvolvimento e crescimento da educação, porém esse crescimento só é permitido até um determinado patamar que é estabelecido pelo IDEB.
    A escolha de que vai participar do PDE é feita através do IDEB baixo, muito longe de uma média(meta) estabelecida.
    Porém, quando a Escola atinge a média deixa de receber os recursos e o acompanhamento necessário para que a educação continue melhorando.
    Com isso, o Governo, que é formado por integrantes da alta sociedade e detentores hisóricos do poder retiram os recursos, a ajuda, o auxílio, impedindo que a população cresca intelectualmente, continuando a viver na eterna ignorância e longe de conhecer e saber buscar seus direitos legítimos.

    ResponderExcluir
  18. A desvalorização do profissional de educação é muito visivél e muitas vezes temos deixando de lutar pelos diretos que temos. É uma vergonha percebemos que para muitas educação não tem valor merecido. Quanto mais recursos melhor ficará o trabalbo.

    ResponderExcluir
  19. Até quando a educação brasileira irá andar capengando? Está na hora de nós educadores cobrarmos dos nossos representantes uma postura mais digna para a educação. Chega de ser uma educação do futuro. Cobramos ações. Não mais tempo para blá, blá,blá, pois nossas crianças estão se perdendo nos caminhos tortos que os nossos governantes estão lhes proporcionando. ALOISIO FACE PEDAGOGIA 2005.1

    ResponderExcluir
  20. Acreditamos que o incentivo a educação deve ser constante independente de fracasso ou não,pois a educação deve ser encarada com seriedade e respeito, uma vez é a partir dela que podemos exercer nossa cidadania plena. E se quando nos momentos difíceis precisamos de auxílio, nos momentos de glória precisamos de incentivos para continuarmos lutando em prós de vencermos as dificuldades.

    Alunas da FACE: Jaciara e Jislandia

    ResponderExcluir
  21. Ivonete rebouças e Rosangela Reis28 março, 2009 07:37

    O texto ressalta que o IDEB deve ser pelnejado pela escola e familia. Portanto se as escolas estiverem dentro do contexto mantendo alto indíce de alunos e qualificação de professores, dessa forma obeterá exíto do seu processo Educacional.
    Obeserva-se que quando a escola atinge um bom indicador de desempengo o Governo corta as verbas e recusos, nesse contexto a escola e os profissionais que formam o corpo funcional são penalizados. pois todos trabalhan juntos e com muitos esforço e merecem gratificação diferenciadas e a ecola mais recursos.

    ResponderExcluir
  22. As escolas deveria permanecer com os recursos para que elas desenvolva melhor os trabalhos da comunidade escolar e o redimento dos alunos.Só assim a educação pode melhorá


    Marinalva Xavier

    ResponderExcluir
  23. Rita Dias, Audineia28 março, 2009 07:42

    O PDE plano de desenvolvimento da educacao do governo federal tem como objetivo atingir suas metas e deve ser planejado entre escola e comunidade, o destino cabivel do recurso e os gestores tem que ser capacitados para desenvolver um trabalho que venha ter um bom desenpenho para o crescimento escolar. Através de fundo de recurso os educadores compras de materiais escolares etc.

    ResponderExcluir
  24. Liliana Rocha e Nadir Azevedo28 março, 2009 07:43

    Tutora Liliana Rocha de Nadir Azevedo- Face

    Realmente o governo está penalizando a competência, como se as dificuldades escolares fossem estagnadas a partir do momento que as primeiras são sanadas. Então corta-se os recursos e a qualidade de ensino enfraquece.
    Se a meta não é atingida os recursos permanecem, porém não se vê benefício algum, o que realmente precisa é de recurso para todos os níveis, para que a Educação possa alcançar todas as metas propostas.

    ResponderExcluir
  25. Entendemos que o PDE(Plano de Desenvolvimento das Escolar)é direcionadas as escolas públicas através de um projeto elaborado pelas unidades escolares,onde ultilizam os indicadores de desempenho com ações, voltadas para o aprendizado do aluno.A escola que execulta o bem o recurcos, as verbas são mantidas anualmente e as que não prestam conta do seu fínaceiro as verbas são cotadas trazendo prejuizo para toda comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  26. Rosangela e Ivonete28 março, 2009 07:50

    O texto ressalta que o IDEB deve ser planejado pela escola e família. Portanto se as escolas estiverem dentro do contexto mantendo alto índice de alunos e qualificação de professores, dessa forma obterá êxito do seu processo Educacional.
    Observa-se que quando a escola atinge um bom indicador de desempenho o Governo corta as verbas e recursos, nesse contexto a escola e os profissionais que formam o corpo funcional são penalizados. Pois todos trabalham juntos e com muitos esforços e merecem gratificações diferenciadas e a escola mais recursos.

    ResponderExcluir
  27. Nota-se que na verdade o PDE, visa uma educação básica de qualidade.
    Educação de qualidade? De que forma?
    Visto que quando a Unidade Escolar alcança as mudanças previstas pelo PDE, automaticamente é cortado o recurso.
    Engraçado! Quando a mesma luta, interage, cria expectativas, alcança os objetivos, ao invés de continuar com os recursos, acabam ocasionando a desmotivação e esta faz com que todos se esquivem diante da luta por uma educação de qualidade.
    Marisete Costa e Fernanda Bastos

    ResponderExcluir
  28. TUTORA Vanessa de Lene e Jovenice-FACE28 março, 2009 07:55

    Como o IDEB, amplia-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente, e expressam em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. Diante disso, os recursos deveriam ser mantidos a fim de incentivar a comunidade escolar a desempenhar melhores trabalhos e destacar os indicies da escola.

    ResponderExcluir
  29. O PDE é todo recurso destinados as escolas públicas através de recursos federais.

    ResponderExcluir
  30. Observa-se que,enquanto educadores lutam por uma educação de qualidade,os órgãos governamentais estão cada vez mais preocupados com altos índices,e quando estes são atingidos,a verba é cortada deixando a desejar o verdadeiro objetivo o qual almejam os nossos alunos:UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE;isso na verdade mascara a verdadeira realidade em que se encontra a educação brasileira,com ênfase nos estados do Nordeste.
    As entidades governamentais deveriam buscar novas alternativas para acabar com o alto índice do fracasso escolar,oferecendo subsídios como:cursos de capacitação e até mesmo gratificações para os educadores que se comprometerem realmente com a qualidade de ensino(não apenas profissionais do quadro efetivo,mas também contratados),como forma de estímulo para fazer uma tentativa de mudar a cara da educação do nosso país,sem se preocupar apenas com índices numéricos.

    ResponderExcluir
  31. Infelizmente a educação brasileira não é vista como prioridade pelos governantes, não se tem o interesse necessário para a mesma. deveria se manter os recursos as instituições que superase os índices para que assim podessem manter o nível acima como incentivos buscando melhorias na educação sempre. e assim fazer com que as outras instituições despertasse para o mesmo objetivo não só de recursos financeiros mas também de cursos que capacitem os professores para uma boa educação.

    ResponderExcluir
  32. Ana Rita, Tânia e Teresinha Barbosa28 março, 2009 09:24

    Sabemos que a educação brasileira está aquém de muitos países.O Governo Federal com o objetivo de verificar a qualidade da educação na sua totalidade,criou o IDEB.Os resultados foram negativos em todo pais, partindo deste presuposto viu a necessidade da criação de novas médidas através do Plano de Desenvolvimento da Educação ( PDE),investindo na educação básica também como na educação profissional e superior.Envolvendo pais,alunos,professores e gestores em iniciativas que busquem sucesso e permanência do aluno na escola.Como estas intervenções é visível o aumento do IDEB em todas escolas brasileiras.
    Será que as escolas após atingir IDEB e posteriomente terem as verbas do PDE retiradas, vão manter estes índices?
    Ana Rita, Tânia e Teresinha Barbosa

    ResponderExcluir
  33. Discordamos, porque se é direito manter as escolas com os recursos para suprir suas metas, as escolas que estão com baixo índice, é preciso que os gestores e a comunidade venham ter os incentivos dos governantes para que possam alcançar seu objetivos, caso percam os recursos, pode desestimular a motivação tanto dos educandos como dos educadores.

    Cristina, Terezinha Gama e Valdomira. FACE-PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  34. Cremos que o Brasil é capaz de desenvolver uma política educacional que valorize tanto os educadores, as escolas e os educandos. Por isso, é necessário e urgente criar na educação uma política igualitária que respeite o desenvolvimento das partes interessadas, dando incentivo as instituições de ensino que conseguem alcançar com êxito o IDEB e não penalizá-las por conseguirem esse feito tão difícil no panorama a atual da educação brasileira.

    Edisleia Souza e José Cosme Santos – Alunos de Pedagogia da Face

    ResponderExcluir
  35. Joilma Santiago FA 2008.1 afirma:29 março, 2009 10:03

    A educação é umas das coisas que capengam no nosso país e sempre é deixado para trás pelos governantes que procuram com as suas demagogias camuflar a verdadeira face da educação.O PDE foi implantado para amparar as instituições as quais precisam de um suporte para levar a educação adiante, pois muitas dessas unidade estão com o IDEB baixo e não atingem as metas cabiveis.Sendo assim, o governo federal resolveu implantar o PDE , como estrategia para recuperação desses alunos que encontram-se com dificuldades escolar.Mas os governantes só querem tirar vantagens e não perdem nada para ninguem ,cometem absurdos com a população lançando propostas como o PDE e quando o objetivo está tomando rumo, para ser sanado eles jogam um balde de água fria e corta o barato de todos,punindo a instituição que consegue desenvolver um bom trabalho, tirando dela os recursos.E o contrário faz com as escolas que o IDEB é baixo, ela recebe os recursos normalmente até que o mesmo aconteça com essa instituição.Na minha opinião é uma forma de castigo, pois deixa bem claro que o governo quer na verdade é que os professores cruzem os braços e em vez de formar cidadãos conscientes e críticos formem sujeitos ignorantes e incapazes.Pois os recursos não deveriam ser cortados e sim ampliados e aprimorados de acordo o avanço que fosse obtendo durante os anos.Desta forma todos sairiam ganhando:professores,gestores,comunidade e principalmente os educandos os quais se sentiriam estimulados e aprenderiam com mais prazer.

    ResponderExcluir
  36. Iracema Santos Ferreira20 abril, 2009 07:22

    Iracema- Aproveitamento de estudos FACE - Turma 1/2008.2

    No meu ponto de vista os governantes deveriam, em vez de cortar as verbas no momento em que as metas estão sendo alcançadas, investir cada vez mais para que alcamcemos uma educação de qualidade, pois nosso objetivo é formar indivíduos críticos, competentes, capazes de tomar decisões, resolver seus própios problemas diante da sociedade, não somente inserir os aluos na escola. Acredito que não devemos deixar de lutar pela melhoria de nossas escolas só por sabermos que deixaremos de ter tal recurso. Enquanto as políticas não mudam, façamos o melhor para a educação de nossos filhos, netos...a geração do futuro.

    ResponderExcluir
  37. Kátia Queiroz é tutora (de BELANIZIA)
    Os governantes falam tanto que a educação deve melhorar, mas não incentiva até o final. Se o PDE que ajuda as escolas que se encontram com o índice baixo de desenvolvimento não pode permanecer quando essa meta é atingida. Esses governantes precisam continuar estimulando essas escolas para manter esses resultados.

    ResponderExcluir
  38. Cleonice tutora Simone
    O PDE è importante, mas, nem sempre ele funciona com deve. Dizem, os governantes que o PDE é para melhorar a educação no nosso país e eles estão fazendo a parte deles? Como e quando?
    O Brasil é um país que adota muitos progetos para a melhoria da educação, Mas, será que eles querem que a educação realmente melhore, desde de quando nem se quer conhece a nossa realidade de perto.

    ResponderExcluir
  39. O PDE e outros Programas devem ser criados para melhoria e desenvolvimento da escola, na realidade as políticas cultivam de forma implícita, analisando melhor quem fracassa para ser premiado, na verdade é um programa que veio para mascarar a realidade das escolas de baixo índice de aprendizagem.

    Tutora – NELMA SANCHES de VALDIRENE LIMA

    ResponderExcluir
  40. O PDE vem trazendo recursos para disciplinar os que não tiveram resultados alcançados, pois através destas políticas injustas a educação demonstra interesse e prejudica o gestor – educador a estimular o desenvolvimento da sua unidade escolar. O Plano de Desenvolvimento Educacional deveria não só incentivar a uns e sim a toda clientela, porém os que tiveram baixo resultado deveria estar sendo avaliado de outra forma, contudo todos se incentivariam e demonstrariam novos ou bons resultados.

    JOSENICE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  41. O PDE sendo um programa para melhoria da escola, não deveria mostrar que, quem fracassa tem o premio e quem progride é penalizado. Isso faz com que o baixo índice se esconda e fique nos escuros e valorização dos brilhantes desapareçam .

    NELMA SANCHES

    ResponderExcluir
  42. O Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal (PDE), quando bem elaborado e construída de forma democrática com a participação do corpo docente e a comunidade, poderá proporcionar a instituição à alcançar a meta satisfatória, que poderá grantir o desempenho e o crescimento da ecola. Porém, discordo do fato que quando a escola atinge os objetivos propostos, as verbas são cortadas,é importante ressaltar se a mesma fosse mantida, poderia proporcionar maiores crescimentos sociopedagogicos para o ambiente escolar.

    Gracelise dos Santos Coelho.

    ResponderExcluir
  43. O sistema majoritário de representação

    É o sistema mais antigo e, nele o territótio eleitoral é dividido em várias circunscrições eletorais, em número equivalente ao de mandatos a serem preenchidos. Nesse sistema a eleição poderá ser decidida em um só turno, se um dos cadidatos obtiver o maior número de votos válidos, ou seja, metade mais um, ou se decidirá em segundo turno, caso o mesmo não ocorra. Tem como carcterística o bipartidarismo e nos conduz á formação de um governo fácil.

    Valdenice Porto

    ResponderExcluir
  44. As vantagens do sistema majoritário

    Além de ser o mais antigo é também o mais simples, por isso apresenta uma série de vantagens: favorece a democracia, gera um governo estável, aproxima o candidato do elitorado, tornando-o fiel,faz com que o processo eleitoral tenha um caráter não só competitivo, mas também educacional.

    Valdenice Porto

    ResponderExcluir
  45. MARIELA DA COSTA SILVA(tutora)
    Complementação de Estudos-Pedagogia 2/2008.2

    É essencial essa discussão acerca do PDE, realmente a retirada dos recursos repassados por este órgão, quando as escolas de baixo desempenho no IDEB alcançam a meta é um estímulo ultranegativo. Chegando a insulfrar nas instituições a permanência de baixo IDEB, para garantia dos recursos.
    Analisando este entrave, pode-se pensar em alternativas que garantam o bom IDEB a nível nacional e que as instituições também sejam valorizadas e estimuladas pelo desempenho. Para isso,é necessária uma politica educacional que financie um plano de recursos para a escola que manter e/ou alavancar o indice de desempenho escolar.

    ResponderExcluir
  46. Simara Peixoto dos Santos da Silva
    Complementação de Estudos-Pedagogia 2/2008.2
    Tutora:Sonia Maria

    Observa-se que, enquanto educadores lutam por uma educação de qualidade , oe orgãos governamentais estão cada vez mais preocupados com altos índices do IDEB para fazer investimentos.Cremos ser possível desenvolver uma política educacional que valorize tanto os educadores,as escolas e os educandos . Poe isso, é necessário e urgente criar na educação uma política igualitária que respeite o desenvolvimento das partes interessadas e priorize o ser e adéque esse formato de educação copiado a realidade de cada lugar.Priorizando a sua cultura , visto que é preciso que os gestores e a comunidade tenham os incentivos governamentais permanentes para que ossam alcançar seus objetivos. Os municípios , o Estado e a União precisam trabalhar juntos pois a coletividade otimiza a execulção e absorção desses recursos tendo como meta primordial o educando. A educação tem que ser para todos e para cada um. E isso é uma mudança radical,e nossa participaçãp é muito importante.Pois o plano prêve acompanhamento e assessoria ao baixos indicadores de ensino. Para que o Plano de desenvolvimento da Educação tenha sucesso precisa da colaboração de todos os brasileiros. Mas contrapor-se e ousar ´r preciso.

    ResponderExcluir
  47. Se o Plano de Desenvolvimento da Escola fosse constituído de forma participativa e democrática e se nossos governantes incentivassem a educação, com certeza a nossa realidade seria outra, porque apesar dos altos investimentos do PDE, há uma má distribuição dos investimentos para que haja a tão sonhada e esperada qualidade de educação no nosso país, no entanto o PDE deveria ser participativo para que se possa traçar o destino da escola, definir suas metas, missões e princípios, enfim, decidir o que a escola realmente precisa e deseja.
    Josineide Torres
    Aluna da turma de Proficiência de Pedagogia 2005

    ResponderExcluir
  48. Kátia Queiroz. Complementacao de curso,Pedagogia 2004.2.
    Não fico surpresa com relação ao corte dos recursos quando se trata de Brasil. Sabendo-se que aqui sempre as pessoas ou as instituições que desempenham um bom trabalho, ficam para segundo plano. O governo federal, precisa repensar a forma de avaliação e distribuição dos recursos direcionados às intituições de educação, neste caso com baixo índice de desenvolvimento. Entretanto não acredito que o fato do recurso vir a ser suspenso, possa remeter a escola novamente para um mal desempenho. Acredito que com comprometimento de todos, esta situação possa se manter num patamar desejável.

    ResponderExcluir
  49. Jacira Freitas responde,
    Uma das grandes preocupações do Brasil é manter uma educação de qualidade, quando o Governo Federal colabora para que as escolas que priorizam seus objetivos para chegar a essa qualificação são interrompidas; isso é bastante contraditório quando precisa-se criar um Plano de Desenvolvimento da Educação para que justamente as escolas melhorem seu IDEB e atinga suas metas; logo quando isso é atingido os recursos financeiros são suspenso.O que se percebe é que o País continua e continuará protegendo os corruptos; pois as escolas que tem como prioridade o bom trabalho são sacrificadas e desestimuladas perdem o dinheiro que as mantém autonômas e dinâmicas; enquanto as erradas preferem continuar no baixo índice para não perder seus recursos. Então o Brasil continua não respeitando e valorizando os valores éticos e morais. Muda País!

    ResponderExcluir
  50. O PDE trata a educação como um todo, isto é, da educação básica ou ensino superior, sendo que a qualidade de cada etapa depende do sucesso do anterior. Porém, quando a escola atinge bom IDEB, essa fica sem receber as verbas do PDE. Como será que essas escolas podem se desenvolver se não tem estímulos?
    Tatiane Souza Santos
    Aluna da turma de Proficiência de Pedagogia
    TUTORA = Mariela Silva

    ResponderExcluir
  51. É realmente inacreditável,enquanto deveríam por em prática novas formas de incentivo para os que tentam e não conseguem e de premiar os que alcansáram o objetivo, dão subsídios para que os que tivérem bom aproveitamento camurflem os resultados a fim de não serem penalizados com o corte das verbas destinadas para este fim.
    A questão trava na vontade pulítica mesmo, nosso governo está se esmerando na política da esmola, o que nos leva a pensar que caso ele realmente estivesse empenhado em garantir um resultado positivo real, salta os olhos que já teríam providenciado estimulos e gratificações, através de percentuais aos educadores e unidades de ensino que elevassem os indices propóstos.

    Asenath B. S. Cardoso
    Complementação de Estudos-Pedagogia 2/2008.2

    ResponderExcluir
  52. LENISE disse;
    O PDE -Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal,sendo um programa que libera recursos para a escola,que estão com o IDEB-Indice de Desenvolvimento da Educação Básica ou seja baixo nível de aprendizagem deve ser algo bem pensado,bem planejado por toda a comunidade escolar,pois ele não pode só premiar os incompetentes e sim poder também, premear as Escolas em que o índice de Aprendizagem seja bastante significante e gratificante.

    ResponderExcluir
  53. O PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola tambem costuma ser chamado de plano de Trabalho da Escola ou Plano de Melhoramento da Escola. O nome nao importa. Importa o fato de que é o documento central de uma escola. Porém esse crescimento só é permitido até um determinado patamar que é estabelecido pelo IDEB.
    O PDE deve ser elaborado, ou totalmente revisto, a cada 4 ou5 anos. Esse é o periodo minimo que nolmalmente corresponde a permanencia de um diretor em muitos sistemas escolares. A cada vez que se faz o PDE, a escola deve recomecar todo o trabalho de diagnostico, questionamento e dicurssao dos principais aspectos da escola. O PDE nao é tarefa meramente burocratica: é uma oportunidade para a escola ser pensada e responder a tres perguntas fundamentais: "Quem sou?De onde venho?Para onde vou?
    A cada ano, no entanto, as metas do PDE devem ser acompanhadas e avaliadas. A avaliaçao deve levar à revisao das metas para o ano seguinte. O PDE nao é um projeto cheio de frases bonitas. Muito menos um documento cheio mde palavras dificeis e quadros complicados. É um documento de trabalho. Portanto, um bom PDE é um plano util. Se nao é utilizado, nao é um bom PDE.
    O PDE deve ser elaborado pelas pessoas da escola e da comunidade escolar. Em principio, nao deve necessitar de apoio de especialistas ou consultores de fora da escola, a nao ser em circunstancias especiais. Ele deve refletir o que a escola é e tem condicoes de fazer por si mesma. Toda escola deve ter condicoes de elaborar seu PDE - de forma independente e adequada às suas condicoes.

    Vanilda Queiroz dos Anjos 1.2008.1

    ResponderExcluir
  54. O PDE trata a educação como um todo, isto é, da educação básica ou ensino superior, sendo que a qualidade de cada etapa depende do sucesso do anterior. Porém, quando a escola atinge bom IDEB, essa fica sem receber as verbas do PDE. Como será que essas escolas podem se desenvolver se não tem estímulos?
    Tatiane Souza Santos
    Aluna da turma de Proficiência de Pedagogia
    TUTORAS = Mariela Silva e Marineide Maia

    ResponderExcluir
  55. Edna Maria Tutora Jacira Freitas
    O texto fala de um assunto polêmico, pois infelizmente nosso País se valem de leis que variam muito. A educação é sempre penalizada quando se trata de recursos enviado para asa escolas para que elas atinjam seus objetivos que é promover uma educação de qualidade; então seria viável que continuassem a enviar os recursos necessários para manter o padrão alcançado e assim as escolas poderiam manter o seu IDEB em alta.

    ResponderExcluir
  56. Maria Núbia Tutora Jacira Freitas
    Maria diz: A finalidade dos recursos direcionado as escola são para melhoria e desenvolvimento da educação, para melhor empreender viabilizando uma educação igualitária para todos; segundo as informações do texto;as verbas enviadas para as escolas são cortadas, quando essas melhoram a qualidade de ensino, quando isso acontece os recursos são cortados. Acredita-se que essas escolas que alcançam o aproveitamento, deveriam continuar recebendo, ou talvés seria que houvesse uma premiação pelo desempenho. Mais que pena! infelizmente muitos gestores não pagam pelos seus erros. como diz o ditado " a corda só arrebenta do lado mais fraco". Penalizado e castigado é quem precisa. Os governantes estão por aí voando ...

    ResponderExcluir
  57. Sabemos que o PDE é um incentivo as escolas que tiveram baixo rendimento na qualidade de ensino, porém, acho que esse incentivo deveria ser dado em forma de prevenção, pois as escolas públicas não dispõem de verbas para oferecer uma educação de qualidade e os profissionais dessa área fazem verdadeiros milagres para melhorar a educação do nosso país enquanto os governantes só estão interessados na estatística da educação e não em oferecer subsídios para melhorá-la tanto é que, os recursos do PDE são cortados ao perceberem que a estatística apontou um crescimento nessa área, mas não se preocupam em elaborar projetos reais que leve a melhoria da educação e fica elaborando projetos tapa buraco onde o principal objetivo é tapar o sol com a peneira e jogar a culpa nas instituições educacionais.

    Tutora – JOSENICE OLIVEIRA de JOELMA SANTANA

    ResponderExcluir
  58. O texto retrata a realidade de um país que que ainda não priorizou a educação como sendo o principal caminho para o sucesso do desenvolvimento esperado de um país emergente, a exemplo disso é o IDEB, que valoriza as escolas com baixo rendimento, e penaliza as escolas que ddesenvolvem uma democrática, não dá para concordar com essa política contraditória.Então, onde nós professores iremos buscar motivação para construir uma educação eficaz?

    Osvaldo Reis bastos Silva(tutor)
    Complementação de estudos 2/2008/2

    ResponderExcluir
  59. Gilmaria Souza
    Concordo plenamente com a abordagem feita sobre o tema.O PDE É um plano de desenvolvimento da escola que visa a melhoria educacional portanto não se justifica a falta de recursos para a entidade que chega a esse patamar, pois isso mostra o desrespeito com aquelas que buscam melhorar a educação no país.Nesse sentido os recursos deveriam contemplar de forma gradativa aquelas que cada vez atingisse suas metas. Vale ressaltar que o fracasso do programa acontece pela falta de acompanhamento e avaliação de todo o processo desde a sua elaboração, implantação e execução. Dessa forma são elaborados por pessoas que não fazem parte da comunidade escolar tornando o PDE um plano inútil.
    Tutora: Suzana Accácio

    ResponderExcluir
  60. Gilmaria Souza
    Concordo plenamente com a abordagem feita sobre o tema.O PDE É um plano de desenvolvimento da escola que visa a melhoria educacional portanto não se justifica a falta de recursos para a entidade que chega a esse patamar, pois isso mostra o desrespeito com aquelas que buscam melhorar a educação no país.Nesse sentido os recursos deveriam contemplar de forma gradativa aquelas que cada vez atingisse suas metas. Vale ressaltar que o fracasso do programa acontece pela falta de acompanhamento e avaliação de todo o processo desde a sua elaboração, implantação e execução. Dessa forma são elaborados por pessoas que não fazem parte da comunidade escolar tornando o PDE um plano inútil.
    TUTORA: Suzana Accácio

    ResponderExcluir
  61. Tutora:Sonia maria Aluna:Gilmara de Jesus Santos
    Infelizmente o olhar do governo para a educação é contrário ao olhar de quem atua na educação,pois com o Ideb a grande preocupação do governo é a nota que o município alcançará na Prova Brasil e é através destes resultados que o município ganhará ou não mais recurços;sendo que,quanto menor for o índice de aprovação maior é a quantidade de recusos.Dessa forma fica claro que para os governantes o importante mesmo é a quantidade e não a qualidade.

    ResponderExcluir
  62. Sonia Maria Silva Sales (tutora)
    O texto retrata a desvalorização de um trabalho feito com competência. É louvável o apoio do governo para as escolas que apresentam o IDEB baixo, contudo esse apoio deveria continuar, ou melhor, o aumento do IDEB de uma escola deveria servir como referencial para que ela continuasse recebendo estímulos. Após um trabalho bem elaborado e o alcance das metas os profissionais de educação , certamente planejarão a continuidade das ações, e aí os incentivos governamentais são cortados, é o castigo aplicado por fazer bem feito. Como entender?

    ResponderExcluir
  63. Na área educacional se espera eficiência e eficácia pois as falhas do sistema de ensino do pais (evasão, repetência,preparação inadequada para o mercado de trabalho).O PDE é um plano de desenvolvimento ou melhoria da escola. com esse quadro que mostra a educação o PDE veio para ajudar, mais deve estar sendo avaliado e modificado anualmente, em função dos resultados obtidos ou de novas metas, só que quando é visto como meta do governo a reformulação e modernização da área educacional;desenvolve-se assim as escolas tem que caminhar para um futuro que não seja distante e sim próximo.
    Curso de Pedagogia de Santo Antonio de Jesus
    Aluna: Simone de S. bahiense

    ResponderExcluir
  64. Na área educacional se espera eficiência e eficácia pois as falhas do sistema de ensino do pais (evasão, repetência,preparação inadequada para o mercado de trabalho).O PDE é um plano de desenvolvimento ou melhoria da escola. Com esse quadro que mostra a educação o PDE veio para ajudar, mais deve estar sendo avaliado e modificado anualmente, em função dos resultados obtidos ou de novas metas, só que quando é visto como meta do governo a reformulação e modernização da área educacional;desenvolve-se assim as escolas tem que caminhar para um futuro que não seja distante e sim próximo.
    Curso de Pedagogia de Santo Antonio de Jesus
    Aluna: Simone de S. Bahiense

    ResponderExcluir
  65. Tutora:Suzana Acacio
    Alunas:Analice Gomes,Magnolia Pereira,Zulema Cristina

    O PDE por ser um plano que visa a melhoria educacional,deve ser elaborado pela comunidade escolar,buscando detectar e solucionar problemas existentes.Nota-se que muitos são construidos por técnicos que desconhecem a realidade do contexto escolar.Infelizmente,as escolas que desenvolvem seu plano com exelência deixam de ser contempladas com esse
    benefício.

    ResponderExcluir
  66. Tutora katia queiroz.
    E preciso que os responsaves pela educacao tenham mais responsabilidades nos projetos educacionais.
    Maria de lourdes.

    ResponderExcluir
  67. Tutora Kátia Queiroz
    Seria necessário que as escolas juntamente com a comunidade criassem novos projetos e o governo federal nos aceitassem para que essas verbas nao fossem cortadas e que o governo não vissem a educação simplismente como índice, e sim uma educação permanente.
    Aluna- Cleide

    ResponderExcluir
  68. Tutora Kátia Queiroz
    O governo federal, deveria continuar estimulando as escolas não cortando as verbas e sim aceitando novos projetos.
    Aluna- Meire Conceição

    ResponderExcluir
  69. Tutora katia queiroz.
    Os projetos educacionais devem ser elaborados conforme a necessidade de cada escola.
    Dermalete

    ResponderExcluir
  70. Tutora katia queiroz.
    Os projetos educacionais devem ser elaborados conforme a necessidade de cada escola.
    Aluna- Dermalete

    ResponderExcluir